terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Entre Aspas

Indícios
Por todo o mês de janeiro deve estar explodindo uma bomba daquela de dez mil megatons na AFAP (Agência de Fomento do Amapá). Tudo indica que muitas cabeças vão rolar e vai ter gente que vai ter que usar aquela “pulseirinha” indesejada. O aviso foi dado.

Olhão
A denúncia toda está gerando em torno de vários empréstimos graciosos e sem cobertura devida. Coisas que de fomento não tem nada, mas sim, de ‘trambicagem’. O Ministério Público está com o olho maior do que dos “Simpsons” em cima do pessoal.

Risada
A melhor tira desta coluna foi eleita por diversos leitores de qualidade. Segundo enquête feita por eles próprios, aquela de chacoalhar o bambuzal e pular macaco para tudo quanto é lado foi a mais inteligente. Aguardem mais pela frente...

Espião
Está tendo um lançamento de um novo telefone que é um verdadeiro espião. Bom, principalmente, para aqueles casais que gostam de um ficar espionando o outro. O novo aparelho está custando a bagatela de R$ 10 mil. Quem se interessar é só me escrever um e-mail que eu informo o endereço.

Funcionamento
A preciosidade funciona da seguinte forma: o número da “vítima” é registrado no celular do espião. Assim, quando a mesma atender uma ligação, o abelhudo vai poder escutar tudo o que for falado. É o fim de muito casamento por aí e a descoberta de muitos amores proibidos. Tô fora dessa, ao menos pelo preço.

Filmado
Um filho de um determinado empresário muito conhecido por aqui e pelas bandas de Brasília (DF), foi devidamente filmado e registrado pela “Dura federal” retirando dinheiro, em espécie, de uma agência bancária. A ‘bufunfa’ foi colocada em uma caixa de sapato e levada para a casa de um determinado secretário que mora na zona sul da cidade.

Crítica
Eu vou fazer minha crítica (construtiva, claro...) para a equipe escolhida pelo prefeito Roberto Góes. Em relação à capacidade de cada integrante nada a reclamar. Só achei que algumas escolhas foram mais políticas do que técnicas.

Explicação
Vou explicar. Algo em torno de quatro secretários já tem, praticamente, dada marcada para deixar o recém cargo, uma vez que deverão sair na disputa para deputado federal. Com isso, daqui a pouco mais de um ano deverá ter mexe-mexe no secretariado.

Nomeação
O deputado federal Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi nomeado secretário Municipal de Obras de Macapá, mas só deve assumir em fevereiro.

De licença
Envolto nas negociações para a presidência da Câmara Federal, Alcolumbre, logo após a escolha, se licencia e arregaça as mangas junto com o prefeito Roberto Góes (PDT).

Suplente
Assume o seu lugar em Brasília o primeiro suplente Antônio da Justa Feijão, que deve enriquecer ainda mais a Câmara baixa do país.

Pergunta
O que deve ter em mente um parlamentar federal para deixar sua vida um tanto confortável em Brasília, nas idas e vindas na ponte aérea Macapá-Brasília-Macapá?

Setentrião
Só vontade de trabalhar e contribuir com a administração da capital é o que não é. Na verdade, com o volume de trabalho que deve empreender o prefeito Roberto Góes (PDT), em parceria com o governador Waldez Góes (PDT), Davi Alcolumbre deve ser alçado a condição de um grande astro na maior vitrine política do Estado e pode ser um forte candidato a sucessão no Setentrião? Ou não?

Aposta
Até o momento, o atual presidente da AL, Jorge Amanajás (PSDB) é o ungido de uma parte da classe política para suceder Waldez Góes (PDT) no Setentrião.

Barreiras
Só que no blog do JD, pelo menos, os internautas o remeteram para o penúltimo lugar. Amanajás, no momento, parece ter muito prestígio como deputado estadual, mas para o governo do Estado, num futuro próximo, vai esbarrar com o empenho de outro ex-parlamentar, Lucas Barreto (PTB), bom de urna como já mostrou no último pleito.

Candidatos
Assim, iniciam o ano como candidatos a candidatos ao Setentrião, o próprio governador Waldez Góes (PDT), que pode permanecer no cargo deixando o vice Pedro Paulo Dias (PP) livre para concorrer fora do cargo, o deputado estadual Jorge Amanajás (PDT), o ex-deputado estadual Lucas Barreto (PTB), João Capiberibe, Janete Capiberibe ou Camilo Góes, todos do PSB e o eterno candidato Joinvile Frota (PSTU).

Pra onde?
Destes, até o momento, não se sabe para qual candidato guinaria o Grupo dos Borges, que poderia funcionar como fiel da balança.

Estou preparado
Entre os que foram citados, merece destaque o vice-governador Pedro Paulo, que já me falou com todas as letras: “estou preparado para o governo”. Se ainda não foi visto com a devida importância pelos partidos políticos, poderá ser uma surpresa em 2010, uma vez que já mostrou poder de fogo no interior do Estado.

Pistola
O sargento PM Alencar, conhecido como “caçador de bandidos”, quase leva a breca. Um traficante da famosa Ponte do Copala o alvejou com um tiro no peito, vindo de uma pistola ponto 40. Ele foi salvo pelo colete a prova de bala.

Dor de cabeça
Mesmo assim, com o impacto do projétil, lhe derrubou ao chão e o choque lhe levou a uma cama de hospital. A arma que estaria na mão do traficante pertenceria a Sejusp. Se for verdade, o secretário de Segurança vai ter muita dor de cabaça para apurar o fato.

Minério
A torianita, minério radioativo encontrado na Serra do Tumucumaque, no Amapá, do qual se extrai o thório, que entra na composição das chamadas bombas atômicas sujas, de grande poder de destruição, que já estaria nas mãos de terroristas do Oriente Médio, tem registro desde a metade dos anos 50.

Vespeiro
Quem primeiro mexeu nesse vespeiro foi a Icomi, que mandou uma equipe de técnicos seus, acompanhados de outros do Governo Federal para explorar o local. Foi enviado um helicóptero e aberto uma clareira.

Tráfico
Garimpeiros a procura de ouro, partindo do distrito de Lourenço, na década de 80, descobriram a “mina”. Reclamava do peso excessivo do minério e de grandes queimaduras nas costas, quando transportavam a torianita. Informações dão conta que gente graúda traficava o produto, cuja saída era pelo Rio Araguari. A muamba era entregue em alto mar para navios cargueiros, que a enviavam para o Oriente Médio, ou mesmo, a carga era lacrada em cilindros de alumínio reforçado e lançado de avião no Oceano Atlântico, na costa amapaense e “pescado” por navios através de equipamentos guiados por satélite, o GPS.

Made in AP
Informações dão conta que gente graúda traficava o produto, cuja saída era pelo Rio Araguari. A muamba era entregue em alto mar para navios cargueiros, que a enviavam para o Oriente Médio, ou mesmo, a carga era lacrada em cilindros de alumínio reforçado e lançado de avião no Oceano Atlântico, na costa amapaense e “pescado” por navios através de equipamentos guiados por satélite, o GPS.

Cadê?
Dois dos 16 prefeitos destoaram do chamado espírito democrático e complicaram as vidas dos que tomavam posse no último dia primeiro. Um deles foi o de Cutias do Araguari, conhecido como “Delegado”. Sumiu no trecho e deixou o médico Paulo Albuquerque a ver navios no rio.

Com licença
Outro foi Adelso Figueiredo, de Vitória do Jarí, que depois de tirar 15 dias de licença para tratamento de saúde, desapareceu. Dizem que até do hospital sumiram aparelhos de ar condicionado e o motor de luz. Que as Câmaras de Vereadores e o Ministério Público investiguem os desmandos.

Blindado
Tive a informação que um determinado assessor de um órgão público comprou um terreno na zona mais cara de Macapá (orla da cidade), no valor de R$ 190 mil pago à vista. Será que ele teve desconto? Não sei. O que sei é que o dinheiro teria sido transferido da conta dele para o do vendedor. Dizem que o mesmo assessor anda por aí em carro blindado. Se quiser digo o nome. E-mails por favor...

Documento
Tem mais. Já estou com o documento da compra do tal terreno. Quando tiver o documento do cartório, vou publicar tim-tim por tim-tim da transação.

Votação
O blog do JD lançou novas enquetes, dessa vez, querendo saber quem deverá voltar para a Assembléia, Câmara e Senado Federal em 2010.

Manda fechar
Roberto tomará como primeira medida para redução dos custos da PMM, o fechamento da representação da prefeitura em Belém onde estão lotadas cerca de 50 pessoas, que em sua maioria sequer vão cumprir expediente.

Deixa aberto
Em contrapartida manterá a representação de Brasília que será fundamental para andar com os processos de liberação das emendas dos deputados e liberação de recursos.

De volta
A deputada Fátima Pelaes estava tentando dar a volta por cima e reaver as secretarias perdidas após a eleição em segundo turno, quando embarcou na onda da família Capiberibe.

Pela culatra
Ocorre que o tiro saiu pela culatra e a parlamentar do PMDB teve que desocupar as gavetas das secretarias de governo. Inconformada, tentou em Brasília uma manobra para passar para o PSDB e com isso assumir o controle do partido em Macapá e assim pressionar Waldez pelas secretárias, pois, passaria a ter força dentro do partido como a única deputada federal dos tucanos no Amapá.

Descoberta
Ocorre que o deputado Jorge Amanajás descobriu a faceta e contra atacou, indicando o deputado Davi para a secretaria de Obras, abrindo vaga em Brasília para o suplente, que se trata do deputado Feijão do PSDB. Com isso, os tucanos passam a ter mais um representante na Câmara em um momento de embates políticos pela prorrogação de mandatos de governadores, prefeitos e presidente. É bom tentar outra coisa, porque esta falhou.

Inspiração
O vereador pelo PDT, Ruzivan Góes, em seu discurso de posse, lembrou que sua inspiração para ingressar na vida pública surgiu quando fazia campanha para o então político Júlio Pereira que foi o fundador do PDT no Amapá em 1995. Se não tivesse falecido em 1994, provavelmente Júlio seria um dos grandes líderes políticos do Estado.

Alfinetadas
A vereadora Cristina Almeida (PSB) tomou posse já demonstrando todo o seu espírito como permeia o convívio com os Capiberibes. Falou que o prefeito Roberto Góes (PDT) já começou errado ao assumir enfrentado processo de cassação.

Não lembras?
Acredito que a vereadora não tem uma memória muito boa e sim uma vaga lembrança, pois o seu líder socialista foi o primeiro senador da República a ter seu mandato cassado por compra de voto. Como diz o ditado: é mais fácil encontrar um cisco no olho do vizinho do que enxergar a trave que tem no meu.

Rolando
O corajoso superintendente da Caixa Econômica no Amapá, Raimundo Frota, resolveu bater de frente com a poderosa Estacon, empreiteira paraense que fez um dos mais ricos empresários daquele Estado, mas que não deixou até hoje nada em contrapartida social por aqui. O pomo da discórdia entre Frota e a Estacon são as obras (sic!) empacadas do Estádio Zerão. Frota botou a boca no Meio do Mundo contra a Estacon e teve sua cabeça colocada a prêmio em Brasília. Vamos ver quem vai vencer: o “lobby” da honestidade ou o que manda nas obras federais por aqui.

Término
Vamos ver quando a Estacon vai dar por encerrada as obras (sic!) da duplicação da BR 210, aquela em que um desvio de pouco mais de 200 metros obriga aos motoristas efetivarem duas manobras arriscadas: primeiro uma a direita e depois outra a esquerda. As obras(sic!) ainda nem foi inaugurada e graves problemas de drenagens estão acontecendo, sem falar no meio fio, quase todo destruído por ação de vândalos. Quando a sinalização horizontal e vertical, só o limite de velocidade de 40 km/hora, que têm gerado inúmeras multas aos motoristas.