sábado, 18 de abril de 2009

Papa recebe Franciscanos

O Papa Bento XVI recebeu na manhã deste sábado, 18, no pátio interno da Residência Apostólica de Castel Gandolfo, cerca de três mil membros da família franciscana, que, nestes dias, estiveram reunidos em Assis, para o Capítulo Internacional das Esteiras.

Após o discurso do Ministro Geral dos Frades Menores ao Santo Padre, em nome de toda a família franciscana, Bento XVI recordou, em seu pronunciamento, o feliz e histórico evento que os reúne neste ano: o oitavo centenário da aprovação da "proto-regra" de São Francisco, por parte do Papa Inocente III.

Passaram-se 800 anos e aquela dezena de frades se tornou uma multidão, disse o Papa, espalhada em todas as partes do mundo, que contribuiu para a difusão universal do Evangelho.

Tudo começou com a conversão do "pobrezinho de Assis", que despojou de si mesmo, sob o exemplo de Jesus.A seguir, o Pontífice recordou o tema central do encontro dos franciscanos: "O Evangelho como regra de vida".

A regra e a vida dos franciscanos menores é observar o Santo Evangelho de Jesus, conforme escreveu São Francisco.

Desta forma, o "pobrezinho de Assis" se tornou o "evangelho vivo", capaz de atrair homens e mulheres de todos os tempos, especialmente os jovens. Rádio Vaticano